EDUARDO MONTELLI - Ministrante da oficina “O enquadramento performativo como trabalho de arte”, ocorrida no dia 04.06, Montelli é doutor em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRJ e Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Participa de atividades artísticas desde 2009 e em 2019 apresentou a exposição individual "Como faremos para desaparecer" na Fundação ECARTA, em Porto Alegre/RS. Em 2020 foi um dos artistas indicados ao Prêmio Pipa.

“Minha prática transita entre performance, vídeo, fotografia e arquivamento. Investigo a influência de documentações, narrativas e outras formas de ‘inscrição de si’ no modo como vivemos e somos reconhecidos socialmente. A partir de um processo de improvisação e experimentação cotidiana nos espaços habitados por mim, especialmente nas casas em que vivo, produzo imagens que entrecruzam ficção e realidade, materialidade e virtualidade, revelando uma identidade em constante construção e desconstrução”.

MENDY BLACK - Ministrante das oficinas “Somos instrumentos musicais ambulantes” e “A poesia dá rima”, ocorridas no dia 04.06, Mendy é estudante no Bacharelado em Saúde Coletiva da Ufrgs, atua como artista, compositore, MC, poeta, beatboxer produtore cultural e, na sua pluralidade, faz parte da cena ballroom do estado pela Kiki House Casa de Lanceira . No movimento Hip Hop e de rua, já participou de diversas batalhas da região como BeatGamers, Batalhas das Monstras, Batalha da Escadaria, entre outras, desde 2018. Também faz parte dos coletivos Aqueerlombo, Transpoetas, Real Beatbox e Dos Trilhos Pro Mundo a fim de manifestar e experienciar sua arte. Além disso, carrega a expressão solitária de ser única pessoa preta trans não binari que vivencia e representa o beatbox no RS.

 CATHARINA CONTE - Ministrante da oficina “Os ritmos do corpo criativo, ocorrida no dia 07.06, Catharina é diretora, atriz, performer, professora de teatro e filmmaker. Possui formação em teatro e produção audiovisual. Atuou em mais de 15 espetáculos, diversos curtas e três longa-metragens, além de atuar como locutora. Em seu currículo, possui trabalhos no Brasil, Portugal e Londres. 

Claudia Hamerski ministrará, nesta sexta-feira, 11.06, a oficina “Periferia: o desenho na borda”. Ela é Artista Visual, doutoranda em Artes Visuais (PPGAV/IA/UFRGS). Com pesquisa atual centrada em processos de deslocamento pela cidade, relações de escala e a criação em desenho, marcas e vestígios. Em 2020 participou do Projeto Perímetros no Adelina Instituto, em São Paulo, SP e foi selecionada para da Residência Artística EAC/Uruguai.

Monica Sofia irá administrar a oficina “Conceito de vazio na arte: do MA oriental ao salto para o vazio ocidental”, nesta sexta-feira, 11.06, às 19h. Ela é Artista e Pesquisadora, Doutoranda e Mestre em Poéticas Visuais e Bacharel Laureada, com ênfase em desenho, pelo Instituto de Artes da UFRGS (@iartesufrgs). Além de exposições coletivas e individuais, possui obra no acervo do Museu de Arte Contemporânea do RS (@contemporanears), publica artigos sobre arte e ministra cursos presenciais, online, práticos e teóricos relacionados à cultura.

ALESSANDRO MARQUES - Músico, produtor e artista gráfico, Alessandro Marque irá ministrar, na próxima segunda-feira, 14.06, às 18h, a oficina “Introdução à ilustração digital utilizando software gratuito”. Além disso, Alessandro é co-criador da Freak Sounds (@freaksoundsinc), selo musical que tem como objetivo lançar, divulgar e dar visibilidade a artistas independentes da região metropolitana. Além de seu projeto musical, trabalha com a parte artística visual, fazendo material de divulgação, capas de álbuns e outros trabalhos artísticos visuais para os artistas e bandas associadas ao selo.

FELIPA QUEIROZ - Ministrante da oficina “Montagem expográfica como experiência poética”, que vai acontecer no dia 18.06, às 18h, Felipa Queiroz é Bacharel em Artes Visuais, pelo Instituto de Artes da UFRGS (@iartesufrgs), e explora os desdobramentos da imagem e da pintura, pensando a montagem expográfica enquanto potência poética. Participou de exposições coletivas como a Faturas, no Memorial do Rio Grande do Sul, Mostra Intermediária 2, no IEAVI (@ieavirs), além de suas exposições individuais e DINOFILIA, no IEAVI, e ANTROPOTRÁGICO, no Linha (@linha.poa).

BRUNO ORTIZ - Ministrante da oficina “História do Humor Grático no RS (1960 - 2020)”, que acontecerá no dia 21.06, às 19h, Bruno Ortiz possui mestrado em História UFRGS (2012-2015) e Licenciatura em História FAPA (2006), Artes Visuais Licenciatura (UFRGS, 2008 – inconcluso), Professor de História e Filosofia rede pública e privada, Ilustrador, chargista e quadrinista em diversos veículos, exposições coletivas e premiações em diversos salões de humor nacionais e internacionais.

MARCELO ARMANI - Artista sonoro, compositor eletroacústico e profissional de som atuante no setor cinematográfico e em espetáculos cênicos, Marcelo Armani apresentará, no dia 22.06, às 18h, o primeiro vídeo sobre “Práticas Estendidas na Expressão Sonora”. Posteriormente, os vídeos 2 e 3 serão publicados no dia 29.06, também às 18h. A produção de Armani é centrada na composição de peças e instalações sonoras a partir da captação de sons e ruídos extraídos da paisagem sonora, como também, na composição por síntese e tape recorder. Participou de mostras e residências no Brasil e exterior das quais destacam-se: MICro AMplificAÇÕES Intervenção Sonora, Fundação Iberê Camargo/POA, 2019; Esculturas para Ouvir, MuBE/São Paulo, 2018; Prêmio de composição projeto REDERAS/Asturias, Espanha, 2017; Programa de Residência Artística Sala Taller IV, EAC/Montevidéu, 2016; MAC/Niterói, RJ, Brasil, 2016; Here.Now.Where by Saout Radio, 5ª Bienal de Marrakesh/Marrocos, 2014; III Biennale Arts Actuels, Ilha de Réunion/Oceano Índico, França, 2013.

 LORENA TONIOLO - Ministrante da oficina “Artes que não vão para o museu”, que ocorrerá no dia 25.06, às 18h, Lorena Toniolo atualmente reside em São Leopoldo/RS e atua como professora em Novo Hamburgo/RS. Também é acadêmica no Curso de Licenciatura em Artes Visuais (Feevale) e integra o Coletivo Circular.

PROJETORES PELA CULTURA - O coletivo irá ministrar a oficina “Video Maping e Projeção como táticas de ocupação do espaço urbano em tempos de isolamento", no dia 28.06, as 19h. Tendo se reunido pela primeira vez para apoiar a aprovação da Lei de Emergência Cultural, diante da pandemia do coronavírus e do isolamento, o projeto faz artistas e ativistas ligarem seus projetores das janelas de casa para protestar, levar arte e se comunicar com a vizinhança. A ideia reúne VJs que moram em diversos bairros de Porto Alegre.

Desde março de 2020, início da pandemia, o coletivo realizou muitas ações solidárias e protestos por direitos civis. Projetou imagens relacionadas aos 25 anos da Escola Porto Alegre - EPA e em apoio ao aborto legal. Os manifestos virtuais e performances artísticas são o que vem compondo o conteúdo das projeções destes VJs.

O coletivo já trabalhou com o Bloco da Laje (@blocodalaje); com a Tela Indígena (@telaindigena), no projeto “Mborayvu: imagens e mensagens indígenas para a cidade''; com a performance Quase-Oração (@quaseoracao); e com o Cine Esquema Novo (@cine_esquema_novo).

JOÃO WAPLER - João Wapler ministrará o encontro “A fábula do afeto: a poesia em forma de diário”, no dia 02.07, às 16h. Ele é poeta, e publicou os livros "Translúcido" (2014, Letra1) e "Fábula do Afeto" (2019, Letra 1). Participou da antologia poética "Porto Alegre em Quarentena" (2020, Figura de Linguagem). Além disso, ele publica seus poemas no jornal Zero Hora desde 2006. É também músico e fotógrafo. Lançou o álbum "Antes que as cores façam sentido" (2020), dentro do seu projeto musical Pedro Jules.

VADO VERGARA - Ministrante da Oficina “Áudio e Visual em família”, que irá ocorrer no dia 02.07, às 19h, Vado Vergara é diretor, roteirista e montador audiovisual. Criador da produtora audiovisual Pocilga, é graduado em Produção Audiovisual pela PUC-RS e mestrando em Poéticas Visuais pela UFRGS (@iartesufrgs). Premiado como diretor no "Lawrence Kasdan Award for Best Narrative Film” (Oscar®️ Award Qualifying) no 57º Ann Arbor Film Festival, festival mais antigo de filmes de vanguarda da América do Norte, em Michigan, EUA. Premiado como Melhor Direção no FestUNI do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Dentro da área da Produção atuou no longa metragem “Mirante”, que foi selecionado em importantes festivais como Vancouver International Film Festival e Festival Biarritz Amérique Latine.

CRISTIANO SANT’ANNA E JACSON CARBONEIRO - Cristiano Sant´Anna e Jacson Carboneiro ministrarão a “Conversa Museu de Resgates”, no dia 05.06, às 10h.

Cristiano Sant´Anna é fotógrafo, Mestre em Poéticas Visuais (UFRGS) e jornalista. Tem trabalhos exibidos no Brasil, Uruguai, Argentina e Rússia. Publicou os livros Arquipélago, Fotodobras e Deslocamentos. Participou como produtor artístico da Virada Sustentável 2019/POA. Ganhou o prêmio Itaú Arte como ‘Respiro’ (2020) na categoria série fotográfica. Sua pesquisa encontra-se dentro do campo da fotografia, arte contemporânea, arte colaborativa e ação social.

Jacson Carboneiro é fotógrafo e papeleiro. Em 2019 foi selecionado para mostra pública durante a Virada Sustentável, Porto Alegre, com o trabalho Manual do Condutor de Carrinho de Papeleiro. Tem exposições no Centro Cultural UFRGS, Praça Central da Vila dos Papeleiros e Centro Cultural Érico Veríssimo. É curador e mantenedor do Museu de Resgates. Seu trabalho envolve fotografia, reciclagem e cotidiano.

ALEXANDRE DE NADAL - Artista visual, mestre em Poéticas Visuais (UFRGS), bacharel em Artes Visuais (UFRGS), Alexandre de Nadal ministrará a oficina “Ilustração e HQ autobiográficas”, no dia 05.07, às 18h. Arquiteto e Urbanista formado pela UniRitter. Recebeu o Prêmio de Incentivo à Criatividade no 21° Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre e o Prêmio de melhor História em Quadrinhos no XXIV Salão Internacional de Desenho de Imprensa de Porto Alegre (2016). Premiado no 3º Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea. Está sempre envolvido com ilustração e ações artísticas, criando trabalhos que se utilizam do humor e do cinismo para discutir problemas do mundo contemporâneo.